5 dúvidas frequentes sobre diverticulite
- Coloprocto MS
- 17 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
1 ) “Tenho diverticulite”
Na maior parte das vezes quando o paciente diz que “tem diverticulite”, ele está se referindo à presença dos divertículos no intestino grosso que foi detectada incidentalmente em algum exame e não relacionadas a sintomas. A isso denominamos “diverticulose” e não diverticulite, pois não há inflamação.
2 ) “Preciso de fazer colonoscopia, pois tenho divertículos”
A presença de divertículos no intestino grosso não exige acompanhamento específico por colonoscopia. Normalmente o seguimento por colonoscopia se dá para rastreamento de pólipos e de câncer de intestino, o que não tem relação com os divertículos.
3 ) “Tenho diverticulite de repetição”. Nem toda dor abdominal em quem tem divertículos é diverticulite. Pode ser por outra doença cirúrgica, como apendicite, ou não cirúrgica, como Síndrome do Intestino Irritável. A diverticulite de repetição geralmente envolve alteração de exames laboratoriais e de imagem.
4 ) “A cirurgia da diverticulite precisa de bolsa de colostomia”.
As cirurgias eletivas, na maioria das vezes, são realizadas por videolaparoscopia e não é necessário colostomia. A colostomia geralmente é feita em situações de urgência, quando o intestino está muito inflamado ou o paciente está em situação muito grave. Em muitos casos pode ser realizada a reconstrução do trânsito intestinal posteriormente.
5 ) “Quem tem divertículo não pode comer sementes”
Este é o maior mito desta doença! Até hoje muitas pessoas restringem a ingestão de sementes sem necessidade, sendo que não há nenhuma comprovação do benefício desta restrição. Pelo contrário! A ingestão de grãos e fibras é benéfica para o intestino, trata a constipação e reduz a pressão dentro do intestino, podendo até ajudar a prevenir a diverticulite...
Комментарии