top of page
polipos 1.jpg
logo-elemento.png

Pólipos intestinais - O que são?

Os PÓLIPOS INTESTINAIS são pequenos tumores que se formam na camada mais interna do intestino, a mucosa, que geralmente têm formato arredondado ou em forma de “cogumelos”. O seu tamanho varia de alguns milímetros a centímetros. 

 

O que causa a formação de pólipos?
 

Alterações genéticas herdadas dos pais somadas a lesões adquiridas pelo contato com substâncias cancerígenas ao longo da vida levam ao acúmulo de defeitos nas células intestinais. Estes defeitos genéticos levam à multiplicação desordenada das células com formação de um pequeno tumor. À medida que estes pólipos crescem e novas mutações genéticas ocorrem, eles invadem a parede intestinal, tornando-se um câncer “avançado”, que é o tipo de tumor que pode “se espalhar pelo corpo” formando metástases (o que chamamos de tumor maligno). 

 

Quais são os sintomas?

 

A maioria dos pólipos são assintomáticos, ou seja, não causam sintomas, por isso a importância de seu rastreamento (exame mesmo em pessoas saudáveis). Pólipos maiores podem levar a alteração no hábito intestinal (constipação ou diarreia), sangramento nas fezes, anemia, eliminação de muco nas fezes ou dor abdominal.

 

Como prevenir?

 

Procurando ter hábitos saudáveis de vida, como:

1) ingestão de dieta rica em fibras, 

2) ingestão abundante de líquidos, 

3) evitar excesso de carne vermelha, embutidos e alimentos ultraprocessados,

4) evitar o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas,

5) além da prática regular de atividade física.

 

Como diagnosticar?

 

Através da colonoscopia, que deve iniciar no momento apropriado. A população geral deve iniciar a investigação a partir dos 45 anos de idade. Pessoas com doença inflamatória intestinal ou com história familiar de câncer ou de pólipos ou que tenham sintomas podem ter que iniciar o rastreamento mais precocemente.

 

Todo pólipo vira câncer?

 

Cerca de 70% dos tumores intestinais desenvolvem-se a partir de adenomas, que são um tipo específico de pólipo.

 

Como tratar? 

 

A retirada dos adenomas (pólipos adenomatosos) e de outros pólipos é realizada através da Colonoscopia com POLIPECTOMIA interrompe esta sequência de alterações que poderiam levar ao câncer! É assim que fazemos a PREVENÇÃO! 

polipo-1.jpg

Achar um pólipo no intestino é grave? Quando devo repetir o exame?

 

Os fatores que consideramos “de gravidade” são:

1) Quantidade de pólipos

2) Tamanho dos pólipos

3) Presença de componente “viloso” à biópsia

4) Displasia de alto grau à biópsia 

Com base na avaliação destas caraterísticas, o especialista pode definir quando programar um próximo exame para que o paciente esteja adequadamente protegido.

É possível tratar um câncer pela colonoscopia?

 

Sim! Alguns cânceres com invasão superficial da submucosa podem ser tratados por polipectomia ou mucosectomia, que são procedimentos realizados por colonoscopia. Outros tumores mais avançados necessitam de procedimento cirúrgico (colectomia), que pode ser realizado por via aberta ou por videolaparoscopia.

bottom of page